| 22/02/2006 17h53min
O governo da Tailândia proibiu as importações de carne de ave de sete países da Europa, como medida dirigida a prevenir que a gripe aviária ressurja na nação, informou hoje o Ministério da Agricultura tailandês.
A proibição, por um prazo de 90 dias, afeta Alemanha, Áustria, Eslovênia, França, Itália, Romênia e Bulgária. O diretor do departamento para o controle da saúde em explorações agrárias, Nirandorn Urgtrakkoolsook, assinalou que a Tailândia importa frangos para engorda destes países.
A Tailândia comprou no exterior cerca de um milhão de pintos desde o começo do ano para suprir a carência em sua produção nacional dizimada pela epizootia de gripe aviária.
As autoridades da Tailândia, onde foram confirmados 22 casos de pessoas infectadas pelo vírus H5N1 da gripe aviária, sendo que 14 morreram, confiam poder declarar em meados de março que o território nacional está livre da doença.
Para poder declarar o país limpo desta afecção é necessário que transcorram 105 dias sem que se tenha detectado um só caso. Os primeiros casos de gripe aviária na Tailândia foram anunciados oficialmente no princípio de 2004, vários meses depois de o mal começar a causar estragos na população aviária nacional.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.