| 19/02/2006 12h22min
A aparição na India dos primeiros casos de gripe aviária provocou alerta no país e obrigou o governo a iniciar um plano de emergência, informaram hoje os meios locais. O Executivo confirmou ontem que oito das 12 mostras de frango analisadas da área de Nandurbar, no norte do Estado de Maharashtra, estavam infectadas com o vírus H5N1.
Mais de 50 mil frangos morreram nas últimas semanas nos distritos de Nandurbar e Dhule, mas em princípio as autoridades pensaram que podia ter sido por causa de outra afecção, como a doença de New Castle ou a de Ranikhet.
O Departamento de Animais de Mumbai, capital de Maharashtra, pediu hoje à população que evite consumir produtos procedentes do frango e ordenou que sejam sacrificadas as aves de 16 fazendas próximas de um raio de 3 quilômetros das infectadas.
Foi proibida a entrada e saída desta área, assim como a saída de caminhões com aves para fora do Estado. O governo solicitou aos adultos que impeçam que as crianças brinquem com frangos.
As autoridades de Mumbai também proibiram a entrada na cidade de caminhões com aves procedentes das áreas de Nandurbar, Nashik, Dhulea e Jalgaon, no norte do Estado, e enviaram equipes de dois veterinários a cada uma das estradas de acesso à cidade para inspecionar os caminhões procedentes de outras zonas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.