| 02/02/2006 14h21min
Deu negativo o resultado dos testes preliminares realizados hoje em três pessoas internadas em um hospital de Hong Kong por terem tido contato com frangos infectados com o vírus da gripe aviária, informou a agência oficial Xinhua.
Os supostos doentes são um homem de 42 anos, sua mãe, de 78, e uma mulher de 39, que estiveram expostos e comeram aves infectadas com o vírus H5N1 na área de Sha Tau Kok, localizada nos Novos Territórios da ex-colônia, e fronteiriça com a China continental.
As aves tinham sido contrabandeadas para Hong Kong, o que levantou dúvidas sobre a credibilidade do departamento de Alfândegas, depois que, no final de outubro, a ex-colônia britânica proibiu a importação de aves da China continental devido à proliferação de casos entre aves.
O Centro para a Prevenção da Saúde de Hong Kong informou hoje sobre os resultados preliminares dos exames, após ter coletado amostras da faringe, fossas nasais e garganta dos três possíveis doentes.
– O Centro de Prevenção de Saúde está controlando o desenvolvimento destes três casos e permanece em alerta máximo – disse um porta-voz da instituição.
As análises foram realizadas no Laboratório de Saúde Pública da ex-colônia britânica, depois de os três serem admitidos no Hospital Princess Margaret ontem, em observação médica e em regime de isolamento sanitário.
Na segunda-feira passada Hong Kong confirmou a segunda morte em um mês de uma ave contagiada com o vírus letal H5N1, também na área fronteiriça com a China.
Desde sua reaparição em Hong Kong, em 1997, o vírus causou a morte de 140 milhões de aves na Ásia e de 83 pessoas na Turquia, China, Camboja, Tailândia, Vietnã e Indonésia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) teme que o vírus mute e possa ser transmitido entre humanos, o que, segundo a organização, produziria uma pandemia internacional. Por enquanto, o contágio de pessoas deveu-se ao contato próximo com aves infectadas e não
por ingeri-las.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.