Notícias

 | 02/02/2006 13h31min

Governo russo destina US$ 46 milhões à luta contra gripe aviária

País está virtualmente cercado por focos da doença

O governo da Rússia decidiu hoje destinar 1,3 bilhão de rublos (aproximadamente IS$ 46 milhões) aos programas de luta contra a gripe aviária no país. O Gabinete de Ministros examinou em sua reunião tradicional das quintas-feiras uma série de medidas profiláticas para impedir que a gripe aviária se propague pelo território da Rússia, onde ocorreram diversos surtos desta doença, que pode ser letal para os seres humanos.

– Trata-se de um programa nacional – disse o ministro russo de Saúde e Desenvolvimento Social, Mikhail Zurabov, citado pela agência oficial Itar-Tass.

Zurabov explicou que os recursos financeiros atribuídos hoje pelo governo serão canalizados por sua pasta e pelo Ministério de Agricultura.

No último dia 9 o presidente russo, Vladimir Putin, pediu a seu primeiro-ministro, Mikhail Fradkov, o desenvolvimento de um programa para prevenir a aparição de focos de gripe aviária no país. Putin disse então que o risco de a doença chegar ao país é alto porque Rússia está virtualmente rodeada de países com focos graves de gripe aviária como China, Turquia, Ucrânia e Romênia.

Os primeiros casos de gripe aviária na Rússia ocorreram em meados no ano passado na Sibéria e em outubro apareceram focos no oeste dos os montes Urais, que chegaram à parte européia do país.

As autoridades de saúde russas avisaram que o risco de focos de gripe aviária na parte ocidental da Rússia será multiplicado por cem no próximo trimestre.
 

AGÊNCIA EFE

Notícias Relacionadas

30/01/2006 13h49min
Anvisa lança campanha sobre gripe aviária em aeroportos
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.