| 31/01/2006 17h04min
Nesta quarta semana do ano as exportações do agronegócio mantiveram-se relativamente elevadas em comparação aos valores comumente registrados no mês de janeiro. A média diária das vendas externas dos principais produtos da pauta para estas quatro semanas está em torno de US$ 99,3 milhões. Isto representa crescimento de 12,9% em relação a janeiro de 2005 e de 30,5% sobre o mesmo mês de 2004. Este aumento se deve principalmente às altas vendas de soja, carnes e açúcar.
No caso da soja, as elevadas vendas nesta época do ano são explicadas pelo fato de que, na expectativa de obter preços melhores, os agricultores retardaram parte das exportações do período de safra para o de entressafra. As carnes e o açúcar tiveram aumento de mais de 21% do valor exportado relativamente a janeiro do ano passado, estimulado principalmente pelas boas cotações. O suco de laranja verificou crescimento de 50,5%, também beneficiado pelas elevadas cotações internacionais, que têm sido pressionadas em função da baixa oferta mundial do suco – principalmente desde a ocorrência de furações nas regiões produtoras dos EUA.
Em relação a dezembro de 2005 as exportações do setor tiveram queda de 18,8%. Este movimento era esperado em decorrência da entressafra, que diminui o ritmo de vendas das commodities agrícolas. Dos oito itens analisados, somente o suco de laranja, que teve vendas muito baixas no mês anterior, apresentou variação positiva. Os demais itens da pauta – soja, carnes, açúcar, "papel e celulose", madeiras, "fumo e sucedâneos" e café – registraram diminuição no valor exportado.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.