| 28/01/2006 14h26min
O primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora, felicitou o movimento islâmico Hamas por sua vitória nas eleições parlamentares palestinas, que segundo ele "reflete a vitalidade do povo palestino e sua adesão à democracia".
– Espero que a vitória constitua um passo à frente no caminho da recuperação dos direitos do povo palestino – afirmou Siniora em um contato telefônico com o chefe do Hamas no exílio, Khaled Mashaal, anunciou a televisão Futuro.
Ambos examinaram as relações líbano-palestinas e a necessidade de prosseguir, em um futuro próximo, o diálogo iniciado há três meses entre a autoridade palestina e o governo libanês. Cerca de 400 mil refugiados palestinos vivem no Líbano, a maioria deles em 12 grandes acampamentos em condições precárias.
O Líbano está realizando o desarmamento dos grupos palestinos no país e o desmantelamento das bases que têm fora de seus acampamentos, como exige a resolução 1559 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em declarações à imprensa, o porta-voz do Hamas no Líbano, Usama Hamdan, defendeu o prosseguimento do diálogo com as autoridades libanesas, mas recusou-se a responder à pergunta sobre o desarmamento dos palestinos.
– Não se trata de um problema de armas, mas de uma questão política que deve ser solucionada no marco de um projeto global – afirmou.
Os refugiados palestinos exigem o reconhecimento de seus direitos cívicos antes de falar de seu desarmamento.
– A presença dos refugiados palestinos não constitui uma ameaça à soberania do país – acrescentou Hamdam, assinalando "a estabilidade do Líbano favorece a nossa causa e qualquer ataque contra ele ou sua instabilidade nos prejudica".
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.