| 23/01/2006 14h36min
O movimento nacionalista Fatah, que controla o governo desde a criação da Autoridade Nacional Palestina (ANP), tem 10 pontos percentuais de vantagem sobre o grupo islâmico Hamas, segundo a última pesquisa de intenção de votos. O levantamento foi divulgado hoje, último dia da campanha eleitoral.
A pesquisa do Centro Palestino para a Opinião Pública indica que o Fatah obteria 39,6% dos votos nas eleições legislativas da quarta e que o Hamas fiaria com 28,8%.
Aponta ainda que o Partido Palestina Independente, liderado pelo cardiologista Mustafá Barghouthi, obteria a terceira maior votação, com 7,7%.
As 11 legendas que disputam o pleito, o segundo legislativo realizado nos territórios palestinos desde 1996, intensificaram a campanha eleitoral no último dia.
O Fatah concentrou seus últimos atos de campanha em Gaza e em Ramala. Nesta última cidade, o histórico movimento nacionalista palestino instalou quatro plataformas com DJs nas principais praças para tentar atrair o eleitorado e evitar uma baixa participação que, de acordo com analistas, poderia beneficiar o movimento islâmico.
O Hamas marcou uma caminhada em Ramala no começo da tarde, saindo da mesquita de El Bireh, com a participação de todos seus candidatos locais. À noite, uma carreata passará pelas principais ruas da cidade.
Israel já disse que não dialogará com um Governo na ANP do qual o Hamas faça parte, a não ser que o movimento islâmico desarme sua milícia.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.