| 18/01/2006 15h19min
A cidade de São Paulo deve ter, em janeiro, inflação de 0,60% pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O aumento dos preços do álcool combustível, dos pacotes de viagens e da tarifa de energia fez a Fipe rever a previsão de inflação para o mês, que era de 0,45%.
Na segunda quadrissemana de janeiro, os preços subiram em média 0,59%. Esse índice considera o comportamento dos preços nos 30 dias anteriores a 15 de janeiro. Na primeira quadrissemana de janeiro, a inflação foi de 0,46%.
– Tradicionalmente, o mês de janeiro já apresenta alta de inflação por conta das mensalidades escolares. Como há novos fatores pressionando o índice, a previsão de inflação para o mês foi revista para 0,60% – afirma Paulo Picchetti, coordenador do IPC-Fipe.
A previsão da instituição é que as mensalidades escolares tenham um aumento médio de 8%. O reflexo dessa alta já pode ser visto no IPC. O grupo Educação apresentou inflação de 2,10% na segunda quadrissemana. Ele foi seguido pelos Grupos Despesas Pessoais (1,44%) e Transportes (1,03%).
– O preço dos pacotes de viagens (que estão no grupo Despesas Pessoais) normalmente sobe em dezembro para manter-se estável em janeiro. Neste ano, ele ainda apresentou alta em janeiro. O álcool também tem subido muito e, na ponta, chega a apresentar alta de 13% – afirma Picchetti.
Nos demais grupos que compõem o IPC, a inflação foi de 0,67% em Vestuário; 0,36% em Saúde; 0,28% em Habitação; e 0,08% em Alimentação.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.