| 18/01/2006 11h21min
O Iraque investiga se a recente morte de uma adolescente de 14 anos no Curdistão iraquiano, perto da fronteira com a Turquia, corresponde ao primeiro caso de contágio humano de gripe aviária no país.
O ministério iraquiano da Saúde confirmou hoje que as análises realizadas em Tiyan Abdel Qader foram enviadas a um laboratório da Jordânia para contrastar se, como parece, trata-se da primeira infecção pelo vírus altamente patológico H5N1.
A adolescente vivia em uma aldeia próxima a um lago nos arredores da cidade de Suleimaniya, capital do Curdistão iraquiano, onde aves migratórias provenientes da Turquia costumam fazer ninhos.
Tiyan se sentiu mal há duas semanas e foi internada com os sintomas da doença em um centro médico da cidade, onde morreu.
O caso despertou todos os alarmes no governo iraquiano, temeroso de que a gripe aviária tenha ultrapassado as fronteiras da vizinha Turquia, onde foram detectados 21 casos nas últimas três semanas, quatro dos quais terminaram em morte.
Por isso, o ministério da Saúde decidiu enviar uma missão urgente ao Curdistão para que determine se existe um foco da doença e, em caso afirmativo, aplique as medidas necessárias para prevenir novos contágios.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.