| 13/01/2006 16h23min
A Fifa decidiu hoje cancelar a festa de abertura da Copa do Mundo de 2006, programada para 7 de junho no Estádio Olímpico de Berlim, após encontrar problemas com o gramado. A decisão foi tomada porque a organização teme que, devido ao complexo processo para desmontar o palco, o gramado não esteja em condições adequadas para a disputa da primeira partida no local, marcada para o dia 12 de junho.
A Fifa e o Comitê Organizador do Mundial lamentam ter de tomar esta decisão, porque estavam convencidos da grande qualidade desta cerimônia, cujos ensaios começaram há vários meses sob a direção artística de André Heller.
– A esta altura já descartamos transferir a festa para outra cidade, já que não poderíamos acertar a tempo alguns detalhes – diz o comunicado, ressaltando que a Fifa reembolsará quem comprou ingressos.
A organização estudará com Heller e sua equipe algumas sugestões para a possível realização de uma cerimônia na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Já o presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Theo Zwanziger, afirmou que não é um sinal dramático o fato de a Fifa ter decidido suspender a festa de abertura do Mundial:
– Para mim não é ruim, porque a torcida virá ver mesmo os 64 jogos do Mundial – disse Zwanziger em Frankfurt.
Por sua vez, Wolfgang Overath, presidente do Colônia e ex-campeão mundial em 1974, considerou positivo o cancelamento da festa, já que para os jogadores é melhor atuar num bom gramado.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.