| 24/03/2002 21h10min
A pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (Cepa) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) para a eleição estadual gerou protestos dos candidatos de oposição. O levantamento foi publicado neste domingo, dia 24 de março.
O presidente estadual do PPS, Nelson Proença, e o ex-governador Antônio Britto, provável candidato da legenda ao Palácio Piratini, desistiram de participar do congresso nacional do partido, em Niterói, no Rio de Janeiro, depois de tomarem conhecimento dos resultados, que aponta Tarso Genro (PT) em primeiro lugar na preferência dos eleitores. Proença confirmou neste domingo ter permanecido na Capital para articular com a oposição uma forma de protesto contra a pesquisa. O candidato do PDT, José Fortunati, e o presidente estadual do PMDB, Cézar Schirmer, também consideraram o estudo suspeito.
Eles consideram que a credibilidade das pesquisas realizadas pela UFRGS estaria ameaçada, depois de um levantamento realizado por outro instituto da universidade, o Labors, ter sido alvo de críticas. O estudo do Labors, que indicou a possibilidade de vitória de Tarso Genro na prévia do PT, foi questionado por petistas ligados ao governador Olívio Dutra, adversário do prefeito da Capital na prévia do partido. As entrevistas do Cepa ocorreram entre os dias 19 e 21, depois da eleição interna do PT, no dia 17. A oposição considera que o levantamento sofreu influência da exposição de Tarso Genro à mídia durante o período.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.