| 23/03/2002 12h25min
Um grupo de família do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu na madrugada deste sábado, dia 23, a fazenda Córrego da Ponte, dos filhos do presidente Fernando Henrique Cardoso. A fazendo é localizada próximo ao município de Buritis, em Minas Gerais. A família do presidente deverá entrar na Justiça com um pedido de reintegração de posse da fazenda.
Fernando Henrique Cardoso, que está no Palácio da Alvorada, foi informado sobre a invasão no início desta manhã. Segundo assessores do Palácio do Planalto, o presidente ficou indignado e muito preocupado, porque considerou o ato uma ofensa à democracia brasileira.
Os sem-terra estavam acampados desde o último dia 21 em Buritis e pediam uma audiência com a responsável no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pelos conflitos rurais, Maria de Oliveira. Eles reivindicam o assentamento de 200 famílias, entre elas 80 excedentes de assentamentos no noroeste mineiro.
Segundo um dos coordenadores nacional do MST, Clédson Mendes, as famílias pretendem ficar na fazenda até que o Incra atenda às reivindicações. Mendes disse que além do assentamento de 200 famílias, o MST quer obras de infra-estrutura em assentamentos no noroeste de Minas Gerais.
A Polícia Federal já cercou a fazenda em Buritis. Segundo Mendes, um representante da PF, que não ele não soube dizer o nome, exigiu que os sem-terra deixassem o local imediatamente. O grupo ameaça colocar fogo na sede e nas máquinas agrícolas se soldados do Exército forem para o local.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.