Notícias

 | 05/01/2006 16h55min

Turquia descarta epidemia de gripe aviária

Duas as crianças já morreram por contágio da doença no país

O ministro da Saúde da Turquia, Recep Akdag, descartou hoje que a gripe aviária se transforme em uma epidemia na Turquia, apesar da morte de duas crianças no país por contágio da doença.

Em declarações à televisão CNN turca, Akdag advertiu, no entanto, que "as famílias e as crianças que têm contato com aves estão em perigo".

Fatma Kocyigit, de 15 anos, morreu esta madrugada infectada por gripe aviária na cidade de Van, no sudeste do país, quatro dias depois da morte de seu irmão Mehmet, de 14 anos, pela mesma doença.

O chefe médico do Hospital Universitário de Van, Hussein Ani Sahi, revelou que Fatma morreu por causa do vírus H5N1, e disse que outros dois pacientes da mesma família se encontram em estado crítico devido à mesma doença.

Os quatro foram internados no referido centro médico no sábado passado, e só 24 horas depois morreu o primeiro deles. Segundo fontes médicas, no mesmo hospital há 12 pacientes que recebem tratamento pela gripe aviária, entre eles pelo menos sete crianças, e "todos têm contato com aves".

O ministro da Agricultura turco, Mehdi Eker, visitou hoje a região de Igdir, onde fica Van, para interessar-se pelo caso e verificar as medidas de prevenção.

Especialistas turcos afirmaram que a doença foi detectada em pelo menos cinco áreas dessa região, onde se tomaram medidas para evitar sua propagação.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.