| 21/12/2005 13h08min
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 4,1% de julho a setembro em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o Departamento de Comércio, este aumento é o maior dos últimos 18 meses e foi conseguido apesar do grave impacto sobre a economia dos EUA causado pelos furacões Katrina e Rita, que castigaram o sudeste do país em agosto e setembro, acrescentou o Governo.
Especialistas haviam calculado um crescimento de 4,3% do PIB em 12 meses. Mas o Governo destacou que os 4,1% indicam a força da economia.
Este número do PIB responde, principalmente, ao aumento da demanda, especialmente no que se refere aos automóveis, e ao aumento dos investimentos em negócios.
No trimestre abril-junho, o PIB registrou um crescimento de 3,3%.
Fontes do setor indicaram que o crescimento econômico poderia ter chegado a 5% se não fossem os estragos causados pela temporada de furacões. Previram também uma "moderação no crescimento" no último trimestre de 2005.
Na semana passada, o Departamento de Trabalho tinha informado que o Índice de Preços ao Consumidor caiu 0,6% em novembro, a maior diminuição em um mês desde 1949, como resultado da queda dos preços dos combustíveis.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.