| 20/12/2005 16h57min
Os ministros de Agricultura da União Européia (UE) aprovaram nesta terça, dia 20, por unanimidade uma diretiva que estabelece medidas para reforçar o controle da gripe aviária e melhorar a prevenção, para evitar a mutação de uma cepa que possa atingir os humanos.
Entre as novas medidas está um controle estrito do uso de vacinas e que as aves vacinadas sejam diferenciadas das infectadas, de modo que haja menos impacto no setor de criação. O comissário europeu da Saúde, Markos Kyprianou, disse hoje que o efeito devastador da gripe aviária no âmbito econômico e social é uma das questões mais preocupantes desde os casos registrados na Ásia em outubro passado e a extensão do vírus para o oeste.
– Esta diretiva ajudará a controlar uma explosão da doença e servirá para minimizar seu impacto negativo – acrescentou Kyprianou.
A Comissão Européia (CE, órgão executivo da UE) disse hoje em comunicado que um dos aspectos fundamentais da diretiva é a
introdução de medidas contra focos do vírus
"pouco patógenos", para prevenir a mutação em formas mais nocivas tanto em frangos como em outras aves.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.