| 28/11/2005 17h11min
O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), Felipe Nauar Chaves, assinou nesta segunda, dia 28, portaria prorrogando por 15 dias a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de 2005.
De acordo com o presidente, a medida foi adotada após a confirmação oficial da falta de vacinas anti-aftosa no mercado agropecuário do Estado. Segundo levantamento realizado pela Adapec, foi detectada a carência de vacinas em oito das 10 Delegacias Regionais de Serviço da Agência.
Considerando o rebanho do Estado de 7.752.574 cabeças de gado, bem como a quantidade de doses de vacina já disponibilizadas ao Tocantins pela Central de Selagem de Vacinas Veterinárias, 5.021.450, estima-se que seja necessário mais 1,8 milhão de doses para imunizar o rebanho tocantinense. Vale ressaltar que cerca de 20% da aquisição do produto é feita nos Estados vizinhos, Goiás e Maranhão.
A escassez do produto foi detectada nas regionais de Porto Nacional, Taguatinga, Araguatins, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Formoso do Araguaia, Palmas e Araguaína. A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que se realiza durante todo o mês de novembro, foi aberta oficialmente no último dia 5, em Araguatins, norte do Estado.
A expectativa da Adapec é superar o índice alcançado na campanha passada, realizada em maio de 2005, quando mais de 98,44% do rebanho tocantinense foi imunizados espontaneamente.
A partir da data da aplicação da vacina, o produtor tem até 10 dias para comprovar a vacinação do seu rebanho junto ao escritório local da Adapec. Devem ser apresentadas a nota fiscal da compra da vacina e a carta-aviso, preenchida corretamente.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.