| 23/11/2005 17h55min
O Estado de Santa Catarina pode começar a exportar bovinos vivos para a Itália. O secretário da Agricultura Moacir Sopelsa recebeu hoje uma missão com 15 representantes do governo, de associações de produtores rurais e de importadores italianos interessados na compra de animais vivos de Santa Catarina.
A Itália enfrenta dificuldades de abastecimento de gado para terminação e abate e, por isso, pretende desenvolver um projeto com criadores catarinenses para fornecimento de bezerros das raças Charolês, Blond de Quitania e Limusine.
A França é atualmente um dos principais fornecedores da Itália. Em reunião realizada no primeiro semestre em Paris, os italianos manifestaram interessem em explorar novos mercados fornecedores.
Entre os estados brasileiros somente Santa Catarina tem condições de habilitar-se ao negócio, pela condição sanitária privilegiada de Estado livre de febre aftosa sem vacinação.
– O governo italiano está afiançando esta missão, porque acredita na vocação exportadora de Santa Catarina e porque sabemos que o Estado tomou as medidas necessárias para assegurar a qualidade e a sanidade do rebanho bovino – disse o deputado federal italiano Luca Belotti.
A missão também estaria interessada em desenvolver um projeto com pecuaristas catarinenses na produção de animais de qualidade.
Hoje à noite, a missão segue para Chapecó, Oeste catarinense, onde visitará propriedades rurais. No início da próxima semana deve ser marcada nova audiência com o governo do Estado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.