| 19/11/2005 16h57min
O líderes da Ásia e do Pacífico afirmaram, durante sua reunião de cúpula anual, que o fracasso das negociações comerciais globais está numa encruzilhada e pode estar próximo.
A advertência da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) se junta aos alertas feitos por outros blocos comerciais, como o Mercosul, que prevêem o fracasso da próxima conferência ministerial da OMC, em Hong Kong, daqui a três semanas. Sem citar nomes, as 21 economias referiram-se claramente à União Européia (UE) ao pedir aos demais membros da OMC que mostrem a flexibilidade necessária.
"A Organização Mundial do Comércio (OMC) está em um ponto crítico, e o grande responsável por isso é o bloqueio da liberalização agrícola mundial. Se não houver progressos nessa área, não poderemos progredir", afirma o comunicado final assinado pelos líderes, entre eles o norte-americano George W. Bush, o chinês Hu Jintao e o japonês Junichiro Koizumi.
Os países pobres, mas principalmente os grandes exportadores, como Brasil e Austrália, alegam que após décadas de liberalização unilateral em temas industriais, chegou o momento de acabar com os subsídios agrícolas e abrir o cadeado dos mercados ricos.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.