| hmin
O presidente nacional do PT, deputado José Dirceu (SP), disse nessa terça-feira, dia 19, que o partido já pode ser considerado uma legenda de centro por ter derrotado as tendências radicais petistas e assumido um discurso moderado. Essa foi a resposta do presidente do PT àqueles que condenam a aproximação do PT e do PL, como os dirigentes petistas Plínio de Arruda Sampaio e Valter Pomar, e aos liberais da Igreja Universal do Reino de Deus, entre eles o deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ), que exige do eventual parceiro uma linha programática mais moderada.
Ontem, estava previsto um jantar na casa de Rodrigues que visava a vencer as resistências da ala evangélica, liderada pelo bispo Edir Macedo, à formalização de uma aliança. Foram convidados o candidato do PT à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva, Dirceu e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto (SP). Ao desembarcar em Brasília, Lula também reagiu às críticas de petistas à coligação PT-PL:
– Se o Brasil inteiro pensasse como Milton Temer (deputado carioca), o PT estaria na mesma situação delicada do partido no Rio, que foi reduzido a nada. No fundo, essas pessoas que criticam a aliança com o PL não querem ganhar a eleição.
Segundo o candidato do PT, o PL já está articulando uma aliança com os petistas e conhece o discurso do partido. Para neutralizar a ofensiva do governador Anthony Garotinho contra a aproximação do PL e do PT, Dirceu usa como argumentos a mudança da linha política do PT e a megaestrutura de palanques do partido nos Estados:
– Nós já fomos para o centro há muito tempo. O PT tem muito mais palanques com candidatos fortes nos Estados do que o PSB. Para ele, Rodrigues usa um “falso argumento” ao defender a “moderação” do discurso petista. – O programa petista já é de centro-esquerda – rebateu.
No PL, a polêmica sobre a relação entre coligações e ideologias também provocou reações.
– Nosso partido e nosso programa são de centro-esquerda. As pessoas tendem a nos confundir com o PFL, mas isso não é verdade – disse Costa Neto.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.