| 09/11/2005 12h52min
A plataforma P-56, que irá para o Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, deverá ser construída com a tecnologia Mono-BR, desenvolvida pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).
Construída em módulos, a Mono-BR tem elementos estruturais repetidos, o que significa ganho de escala e custos reduzidos em relação às plataformas tradicionais. O modelo já passou por testes numéricos (simulação em computador) e em tanques físicos, oceânico e de reboque.
Segundo o gerente de métodos científicos da Petrobras, Álvaro Maia da Costa, os testes realizados com a Mono-BR mostraram também bons resultados para a utilização da plataforma no Golfo do México.
Para Costa, todos os grandes estaleiros do Brasil estariam aptos para a concorrência. A Petrobras deverá abrir a licitação da P-56 no início do ano que vem.
Outro projeto desenvolvido pelo Cenpes, o FPSO-BR, também desenhado para a redução de movimentos, será usado na construção da P-57, que ficará no Campo de Jubarte, na parte capixaba da Bacia de Campos. A plataforma, capaz de produzir em até 3 mil metros de profundidade terá capacidade de deslocamento de 330 mil toneladas e de armazenamento de 2 milhões de barris.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.