| 08/11/2005 15h31min
A Petrobras decidirá até o fim do primeiro semestre o projeto de construção de uma sonda para perfuração de poços para exploração e produção de petróleo e gás. Atualmente, a estatal contrata os serviços de perfuração de outros operadores, mas o diretor de exploração e produção da companhia, Guilherme Estrella, disse que a idéia da companhia é ter uma sonda própria.
De acordo com Estrella, que participou da abertura da Deep Offshore Technology (DOT 2005) nesta terça, os planos da companhia são de desenvolver uma sonda de última geração que perfure em profundidades de até 3 mil metros de lâmina d'água (distância entre a superfície e o fundo do mar). O diretor disse que o projeto ainda precisa ser aprovado pela diretoria, mas os planos são de ter a sonda em operação já em 2010. Por isso, a definição do projeto tem de ocorrer até junho de 2006.
– Há uma escassez de sondas para perfuração de poços em grandes profundidades no mercado internacional e, por isso, queremos ter a nossa própria sonda – afirmou Estrella, acrescentando que a intenção é de que a Petrobras seja a operadora da unidade.
O executivo explicou que a companhia ainda esta estudando o tipo de sonda que poderá utilizar. As opções são um navio-sonda ou uma sonda semi-submersível (plataforma de perfuração).
A construção de uma sonda de perfuração no mercado internacional atualmente pode chegar a custar US$ 600 milhões, segundo o gerente de operações da Transocean (empresa que opera sondas de perfuração), Chip Keener, que também participou da abertura da DOT-2005.
Estrella não quis estimar de quanto seriam os investimentos da Petrobras, mas ressaltou que os valores deverão ficar bem abaixo da previsão de Keener.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.