Notícias

 | 31/10/2005 17h05min

Gripe aviária entra na pauta de ações de vigilância sanitária do RS

Casos suspeitos de síndrome gripal são acompanhados por unidades de saúde

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) do Rio Grande do Sul, atendendo a Nota Técnica do Ministério da Saúde, está desenvolvendo várias ações de vigilância da gripe aviária (Influenza Aviária). Os casos suspeitos de síndrome gripal estão sendo acompanhados em unidades sentinela implantadas nos municípios de Porto Alegre, Uruguaiana e Caxias do Sul.

Nestes locais, é monitorado o número de consultas por gripe com o objetivo de identificar o aumento de incidência da doença. Semanalmente, é feita uma coleta de material de pacientes para isolamento viral.

Outra medida em vigor é a vigilância de doenças transmissíveis, entre elas a influenza, em grandes eventos ou quando ocorre maior trânsito de viajantes internacionais. As ações têm sido desenvolvidas em conjunto com as secretarias municipais de Saúde que sediam os eventos. Detecção de surtos de gripe, monitoramento da mortalidade de algumas doenças respiratórias, vacinação anual contra a influenza em idosos e monitoramento de aves migratórias são as outras ações em andamento no Estado.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) está propondo a formação de grupo técnico intersetorial para definir medidas conjuntas de vigilância integradas à área da agricultura. Técnicos gaúchos estarão participando nos dias 16, 17 e 18 de novembro do seminário internacional promovido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de elaborar o Plano Estadual de Contingência. O encontro contará com a presença de representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de países como o Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.

A influenza ou gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório, que pode ser provocada por um dos três tipos do vírus influenza (A, B ou C). Além dos seres humanos, este vírus pode ser encontrado em outras espécies animais, como aves, porcos e eqüinos. De acordo com a Organização Internacional de Saúde Animal, os surtos epidêmicos de influenza aviária em animais afetam hoje 13 países, em sua maioria situados no sudeste asiático, com expansão recente para países como Rússia, Cazaquistão, Turquia e Romênia. Em relação à gripe aviária humana, foram confirmados 117 casos, entre 2003 a 2005, segundo dados da OMS. Os casos foram registrados no Vietnã, Tailândia, Cambodja e Indonésia.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.