Notícias

 | 28/09/2005 09h53min

Tarso não descarta ser opção do PT para o Piratini

Político gaúcho não pretende retornar por enquanto à administração federal

Após passar a presidência do PT para o escolhido na eleição interna do próximo dia 9 de outubro, Tarso Genro pretende reorganizar a sua vida política nos próximos dois meses. Em entrevista ao programa Atualidade, o político gaúcho descartou por enquanto um retorno ao governo federal, mas se incluiu entre os possíveis nomes a disputar o governo do Rio Grande do Sul.

– Acho que não devo voltar para o governo – respondeu Tarso Genro ao ser indagado sobre uma possível volta à administração federal.

O ex-ministro da Educação disse que retornará agora ao Estado e falou que estará a disposição do PT no Rio Grande do Sul. Sobre o fato de Olívio Dutra ser apontado como um nome natural à disputa ao Piratini, Tarso Genro respondeu rápido:

– Outros setores (do partido) também trabalham com a minha candidatura no Rio Grande do Sul.

Ele acrescentou que trabalhará para que o PT gaúcho não tenha prévias. Tarso disse que a disputa à candidatura ao governo estadual não deveria ficar apenas entre os mesmos nomes dentro do partido. Ele não descartou ainda a possibilidade de ser candidato ao Senado ou à Câmara Federal. O presidente interino do PT não deixou de criticar a atual administração estadual:

– Qual é o destino que vai ser dado ao governador Rigotto?

Segundo ele, a timidez do governo de Germano Rigotto no cenário nacional dificultará uma candidatura nacional. O governador gaúcho oficializou nesta semana que participará das prévias do PMDB à disputa pela Presidência da República. 

Além de falar sobre as possibilidades políticas de 2006, Tarso reafirmou o apoio a Ricardo Berzoini, candidato do Campo Majoritário na eleição à presidência do PT. Berzoini disputa o segundo turno com Raul Pont, candidato da Democracia Socialista (DS).

– Eu fui um das pessoas que indiquei o Berzoini. Ele representa sim um movimento profundo de renovação do partido. A ruptura está feita – afirmou.

Sobre a debandada de integrantes do PT, Tarso Genro declarou ter ficado apenas surpreso com a saída de José Luiz Stedile, prefeito de Cachoeirinha.

– Eu não sabia que havia esse grau de contradição – declarou.

Stedile anunciou ontem a sua desfiliação do PT. Ele ingressará hoje no PSB.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.