Notícias

 | 12/09/2005 13h42min

Simon diz que PT tem de expulsar envolvidos em denúncias

Senador disse que Lula se engana ao culpar a oposição pela crise

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse nesta segunda-feira que o PT só recuperará sua ética e biografia se promover a expulsão sumária de petistas envolvidos em denúncias de corrupção.

Durante seminário sobre reforma política, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Simon disse ainda considerar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o "menos culpado" pela crise. Dirigindo a palavra ao ministro das Relações Institucionais, Jacques Wagner, e ao deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP), que compunham a mesa de trabalho, Simon saiu para o ataque:

– O PT era a nossa esperança e ainda é se vocês tiverem a coragem de fazer uma limpa no partido. De dizer que não dá para deixar que pessoas envolvidas com corrupção acabe com o ideal de ética e a biografia que o PT sempre pregou – disse, aplaudido efusivamente por cerca de 300 empresários na platéia.

Simon chegou a citar nominalmente o deputado José Dirceu (PT-SP) como a figura central da crise.

– O Lula dizia para o José Dirceu tocar o governo. E ele tocou o que nós estamos vendo agora – disse o senador, para quem Lula se engana toda vez que responsabiliza a oposição por tentar derrubá-lo do governo.

– O Lula se engana quando diz que as elites querem derrubá-lo, e culpa o PSDB e o PFL. Quem está tentando derrubá-lo está dentro do seu próprio governo e de seu partido– disse o senador, novamente aplaudido.

Ainda no seminário, Simon chegou a pedir a prisão do presidente do Banco Central, Henrique Meireles.

– Como o presidente do Banco Central (Henrique Meireles) não está na cadeia e como o Banco Rural ainda aberto? – indagou o senador , referindo-se ao banco utilizado pelo PT para operar o esquema do mensalão. Por fim, fez ainda um desabafo com relação à sua própria participação no PMDB.

– Desde que o doutor (Orestes) Quércia assumiu a presidência do partido (em São Paulo), sou um exilado dentro do PMDB – disse ele, ironizando ainda a condução de José Sarney à Presidência da República. – O Tancredo não podia ter morrido. Apesar de respeitar o Sarney, de vice já estava bom.

AGÊNCIA O GLOBO
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.