Notícias

 | 11/09/2005 10h54min

Gripe aviária pode ter feito mais uma vítima na Indonésia

Caso elevaria para quatro número de mortes pela doença no país

As autoridades da Indonésia suspeitam que uma mulher de 37 anos que morreu no último sábado tenha sido vítima da gripe aviária. O caso elevaria para quatro as mortes por esta doença no país.

– Tiramos amostras para análises e uma deu positivo. Seus sintomas eram semelhantes aos da gripe do frango – declarou a ministra de Saúde Siti Fadillah Supari à emissora Elshinta, explicando que a paciente não respondeu a nenhum tratamento e que sua morte foi muito rápida.

As autoridades enviaram novas amostras a um laboratório de Hong Kong. O resultado deve ser divulgado no fim da semana. Nos próximos dias especialistas tentarão identificar o local em que a mulher contraiu a doença.

O responsável pelo setor de doenças infecciosas do Ministério da Saúde, I Nyoman Kandu, descartou que o contágio tenha ocorrido fora do país.

– Ela era empregada doméstica. Não tinha viajado para o exterior – garantiu.

O vírus causador da gripe aviária, o H5N1, provocou a morte de um granjeiro indonésio e de suas duas filhas nos arredores de Jacarta, as primeiras vítimas fatais da doença no país.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença matou pelo menos 57 pessoas no Sudeste Asiático desde 2003. Os especialistas da OMS alertam para o risco de uma mutação no vírus facilitar sua transmissão e permitir o contágio entre seres humanos.

EFE

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.