Notícias

 | 06/08/2005 17h05min

Nasa vigiará da Costa Rica o retorno do Discovery à Terra

Nave deve concluir a viagem na madrugada de segunda

A Nasa (agência espacial americana) utilizará a Costa Rica como base de operações para uma missão que pretende dar vigilância especial ao retorno, na próxima segunda-feira, da nave Discovery à Terra. O Centro Nacional de Alta Tecnologia (Cenat) da Costa Rica, que faz parte da missão, informou hoje que um avião WB-57 da Nasa decolará do aeroporto Juan Santamaría para tirar fotografias do retorno do Discovery ao planeta.

– O avião acompanhará o vôo do Discovery para gravar, por meio de diferentes câmaras colocadas em seu topo, imagens e dados sobre estado e temperatura da nave espacial em seu retorno à Terra – explicou o relatório.

A missão, chamada "WB-57 Experimento de Vídeo em Ascensão" (Wave, na sigla em inglês), utilizará câmaras infravermelhas, digitais e normais para colher os dados do retorno da nave espacial ao planeta. A equipe da missão e o WB-57 – capaz de voar a 60 mil pés de altura – utilizarão os laboratórios do Programa Nacional de Pesquisas Aerotransportadas e Sensores Remotos (Prias) do Cenat, localizado no aeroporto Juan Santamaría, para abastecimento e manutenção.

O Cenat afirmou que o aspecto mais importante da missão é ajudar a entender o fenômeno da alta temperatura que pode estar destruindo a camada de cerâmica que protege a nave. Desta maneira, se evitariam tragédias como a explosão do Columbia, em 2003.

O Discovery, que tem sete tripulantes, se separou hoje da Estação Espacial Internacional e começou sua viagem de retorno à Terra, com conclusão prevista para 08h46min GMT (05h46min de Brasília) da próxima segunda-feira. Na decolagem do Discovery, ocorrida em 26 de julho, câmeras de televisão filmaram o desprendimento de um fragmento de espuma isolante do tanque exterior de combustível do foguete propulsor, o que preocupou a Nasa.

Uma das tarefas mais importantes realizada pelos tripulantes do Discovery foi inspecionar o casco da nave, que não sofreu danos graves. Nesta missão foram realizados trabalhos sem precedentes na história da navegação espacial, como os consertos feitos no casco exterior pelo astronauta americano Steve Robinson.

As informações são da agência EFE.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.