Notícias

 | 10/12/2001 22h18min

Liberado abate em áreas de foco

Ministério da Agricultura autorizou a venda de bovinos

O Ministério da Agricultura autorizou nesta segunda-feira, dia 10, o abate de bovinos localizados na zona infectada de febre aftosa no Estado. Há sete meses não sai qualquer exemplar dessa área de três quilômetros ao redor dos focos em 30 propriedades de seis municípios gaúchos. Segundo o delegado federal do Ministério da Agricultura, Flávio Vaz Neto, a liberação está valendo a partir desta terça para animais que apresentarem resultado negativo no exame de sorologia, realizado em 80 mil animais no Estado.

Os exemplares deverão ser abatidos em frigoríficos não habilitados para exportação, sem a necessidade de maturação. O comércio está limitado dentro do Rio Grande do Sul. Nesta segunda, começaram a chegar à Delegacia os resultados da sorologia realizados pelo Laboratório de Apoio animal (Lapa), de Recife (PE). Todos os testes foram negativos.

Em Rio Grande, por exemplo, 708 animais já têm testes. Em Jari, 331 exemplares. Assim que chegam, os resultados são encaminhados à Secretaria da Agricultura, que comunica os proprietários.

Neto acredita que na terça, ou no máximo quarta-feira, serão conhecidos os primeiros resultados da sorologia realizada nos animais sentinelas de Rio Grande, que apresentaram sintomas de doença vesicular. Até esta segunda, 72 exemplares foram sacrificados e incinerados.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.