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 | 11/07/2005 13h12min

Cresce influência da internet sobre decisão de compra do brasileiro

Meio eletrônico pode movimentar R$ 3,5 bi no varejo em 2005

Ferramentas de busca, pesquisa e comparação de preços têm feito da internet um importante veículo para a formação da decisão de compra do consumidor. Isto é o que indica um recente estudo realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) e divulgado nesta segunda.

Conforme o diretor executivo da entidade, Cid Torquato, para cada transação efetivamente realizada de forma eletrônica, a internet é diretamente responsável por pelo menos quatro outros negócios fechados em outros canais. Entre estes outros meis incluem-se os presenciais, como lojas e supermercados. Nos Estados Unidos, informa Torquato, a relação é de nove para um.

De acordo com o estudo, o varejo online de bens de consumo pode movimentar até R$ 3,5 bilhões em 2005. Já os negócios diretamente influenciados pela internet devem ultrapassar a marca dos R$ 15 bilhões. A influência pode acabar criando, segundo a pesquisa, um universo de negócios "internet-oriented" de pelo menos R$ 18 bilhões. O valor representa quase 10% do total das vendas do varejo no país.

A internet também se consolida como veículo de formação da decisão de compra em outros setores, como nos mercados de automóveis e de imóveis, novos e usados, entre outros. No país, 66% dos compradores de veículos na faixa acima dos R$ 60 mil usam internet nesse processo. No setor imobiliário, essa porcentagem é de 24% dos imóveis, principalmente de alto padrão.

As informações são da Globo Online.


 
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