Notícias

 | 04/03/2005 15h26min

Lula determina criação de grupo interministerial para avaliar estiagem

Casa Civil coordenará ações conjuntas de 11 ministérios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta quinta, dia 3, a criação de um grupo de trabalho interministerial para realizar um levantamento da situação e apresentar propostas para auxiliar os municípios atingidos pela estiagem na região Sul do país. Só o Rio Grande do Sul tem 385 municípios em situação de emergência. O anúncio foi feito após reunião no Palácio do Planalto com a participação dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e da Agricultura, Roberto Rodrigues, de parlamentares da região Sul e de representantes de entidades da agricultura familiar.

A expectativa do grupo, composto por 11 ministérios e coordenado pela Casa Civil, é entregar o levantamento ao presidente em oito dias. Segundo os parlamentares e as lideranças dos agricultores, o presidente demonstrou disposição para visitar alguns municípios atingidos pela seca no próximo dia 14. Eles saíram satisfeitos do encontro, destacando que a reunião demonstrou a disposição do governo em buscar uma solução para o problema.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, considerou o encontro muito produtivo, destacando a criação da comissão que irá elaborar medidas de apoio aos agricultores da região Sul. Nesta sexta Rossetto passa o dia no Rio Grande do Sul para avaliar o andamento dos processos do Seguro da Agricultura Familiar e colher subsídios para o trabalho do grupo. Segundo o ministro, no Rio Grande do Sul há 238 mil agricultores segurados e estão sendo feitos todos os esforços para que eles comecem a receber as indenizações a partir de maio. 

– É fundamental, neste momento, um diálogo com governos estaduais e municipais, que devem participar do esforço para minimizar o impacto da estiagem – recomendou o ministro.
 
O deputado Assis do Couto (PT/PR) considerou o encontro uma conquista ao reunir o presidente, ministros, parlamentares e representantes dos movimentos.

– O ministro Miguel Rossetto, que tem a principal responsabilidade com a agricultura familiar, tem conseguido encaminhar bem a questão dentro do governo. O tema está na pauta do governo e, por isso, considero como resultado extremamente positivo a criação deste grupo interministerial – destacou.

O deputado Orlando Desconssi (PT/RS) garantiu que todos saíram satisfeitos do encontro.

– Há uma sensibilidade por parte do governo. A reunião foi excelente – resumiu.

As informações são do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.