Notícias

 | 15/02/2005 07h10min

Severino Cavalcanti é o novo presidente da Câmara

Parlamentar contabilizou 300 votos contra 195 do adversário do PT

O deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar foi eleito, na madrugada desta terça, dia 15, em segundo turno com 300 votos, contra 195 do candidato oficial, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT). Ainda foram contabilizados dois votos nulos e um em branco. Severino Cavalcanti lançou candidatura avulsa e era apoiado pela minoria da Casa, o chamado novo clero.

A sessão teve início às 18h dessa segunda e vai prosseguir pela manhã desta terça. Os deputados precisam terminar de apurar os votos para os demais cargos da Mesa Diretora. Às 16h o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, vai ao Congresso Nacional para a abertura oficial do ano legislativo.

No primeiro turno, os deputados Severino Cavalcanti e Luiz Eduardo Greenhalgh derrotaram os candidatos José Carlos Aleluia e Jair Bolsonaro, do PFL, além de Virgílio Guimarães, candidato avulso do PT. A vitória de Cavalcanti é uma derrota significativa para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – a Câmara tinha como tradição eleger o candidato da maior bancada, justamente o PT.

Logo no início da apuração Severino tomou a dianteira e, daí para frente, só aumentou sua vantagem sobre Greenhalgh. Com essa reviravolta, o PT acabou sem nenhum cargo na Mesa, já que cedeu para o PDT a quarta suplência, crente que teria a presidência da Casa.

– Não vou criar empecilho para meu conterrâneo pernambucano, que saiu de pau de arara. Eu saí de lá no navio Ita – prometeu Severino, garantindo que não vai retaliar o presidente Lula.

O parlamentar eleito reafirmou sua intenção de garantir a independência do Poder Legislativo em relação ao Executivo, acabar com o abuso no uso de medidas provisórias e introduzir o orçamento impositivo evitanto os cortes unilateriais por parte do governo. Na área administrativa, garantiu que vai continuar agindo em defesa de melhores condições de trabalho e prometeu elevar o salários dos parlamentares.

Greenhalgh, depois do anúncio do resultado, preferiu não esperar a posse do adversário e evitou fazer comentários. Saiu abraçado com o filho e deixou a Casa arrasado.

Com informações da Agência Brasil e Globo Online.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.