Notícias

 | 24/01/2005 15h16min

Chuvas aliviam efeitos da estiagem nas lavouras de soja do RS

No Mato Grosso, excesso poderá prejudicar a colheita

As chuvas registradas em áreas secas com soja no Rio Grande do Sul melhoraram as perspectivas de produção nas lavouras, informou a Somar Meteorologia nesta segunda, 24. A Somar previu que o norte do Rio Grande do Sul receberá 74 milímetros de chuva nesta segunda, quase o dobro do volume registrado desde 1º de janeiro.

– Após um período muito quente, uma frente fria trará chuvas ao norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, divulgou a Somar em seu boletim diário.

Também há previsão de chuva – até 80 mm – no Mato Grosso. Na previsão para 10 dias, a Somar informa que o Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso, assim como parte do Nordeste, ficarão mais úmidos, mas que o Sul terá condições mais secas.

Apesar da estiagem, ainda não foram constadas perdas na produção de soja do Rio Grande do Sul, o que ocorre na cultura de milho. Na sexta-feira, a Agência Rural afirmou que 84% da nova safra de soja do Brasil estava em boas condições, ante 82% na semana anterior. Cerca de 39% da safra estava no processo de floração, e chuvas regulares nas próximas semanas serão cruciais para o desenvolvimento da safra. Porém, o excesso de chuvas poderá prejudicar a colheita no Mato Grosso, o primeiro Estado a começar a atividade.

No ano passado, o Mato Grosso sofreu perdas devido às chuvas tardias no início da colheita. O Paraná e o Mato Grosso do Sul devem iniciar a colheita em fevereiro. Até o momento, estas regiões tiveram chuvas excelentes.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.