Notícias

 |  hmin

Justiça do Rio permite pagamentos sem multa após greve

Juíza concedeu liminar favorável ao pedido encaminhado pelo Procon

Por decisão judicial, os consumidores fluminenses poderão pagar suas contas sem multas no primeiro dia útil após o fim da greve dos bancários. A juíza da 6ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Helena Cândida Lisboa Gaed, concedeu liminar favorável ao pedido encaminhado pelo Procon e pela Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor. A liminar também fixa em R$ 5 mil diários a multa para os bancos que descumprirem a norma.

A medida abrange os bancos ABN Amro Real, Banco do Brasil, Banerj, Bank Boston, Bradesco, Citibank, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil, Múltiplo, Santander e Unibanco. De acordo com o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Sérgio Zveiter, a greve dos bancários está impedindo que consumidores cumpram seus compromissos no pagamento de contas e até o recebimento dos salários nas datas previstas está prejudicado.

A decisão judicial se baseou no artigo 47 do Código de Defesa do Consumidor, pelo qual cabe ao fornecedor suportar o ônus e o risco do negócio. O secretário disse ainda que o cliente que for obrigado a pagar multa deve denunciar o banco a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

As informações são da aAgência Brasil.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.