Notícias

 | 28/04/2004 09h12min

Berzoini contesta dados de desemprego do IBGE

Ministro disse que números são contraditórios em relação a outras medições

O ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, contestou nesta terça, dia 27, a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou o crescimento do desemprego de 0,8 ponto percentual no mês de março, fechando em 2,7 milhões de desempregados. O número é equivalente a 12,8% da população economicamente ativa.

Para Berzoini, o resultado do IBGE, contradiz os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).

– São pesquisas contraditórias, mas um dado é importante: tivemos um número muito positivo do Caged que não conseguiu reverter a situação de elevado desemprego no país – afirmou o ministro.

Berzoini comentou também que o número de criação de emprego no Interior, em algumas regiões, é maior que nas metrópoles, principalmente por causa da agricultura e da industrialização.

– Na região metropolitana também há crescimento de emprego, mas em número menor que no Interior, o que significa um quadro preocupante porque a consequência mais grave do desemprego se dá exatamente nas regiões metropolitanas – disse.

O ministro confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar no 1º de maio o pacote de medidas para atenuar o desemprego no país. A maioria das medidas a serem anunciadas por Lula já foram divulgadas na metade deste mês. Entre elas estão investimentos em infra-estrutura, geração de empregos e investimentos em habitação para famílias de baixa renda.

Lula também deve propor mudanças no Programa Primeiro Emprego e anunciar a restauração de rodovias no país. Os recursos para os programas virão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do orçamento.

As informações são da Agência Brasil.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.