Notícias

 |  hmin

Dirceu pede controle de políticas sociais na América Latina

Chefe da Casa Civil quer apoio do BID na criação de "observatório"

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, pediu na manhã desta quinta, dia 15, apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a criação de um observatório latino-americano para avaliação das políticas sociais. Para Dirceu, os países da América Latina precisam "avançar nas políticas sociais, apesar das restrições orçamentárias e das dificuldades econômicas vividas em cada país".

O ministro participou do Seminário Latino-Americano para o Fortalecimento da Função Avaliação de Políticas Sociais, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no Palácio do Itamaraty. O encontro foi aberto pelo secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, e teve também a participação do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.

Em sua palestra, José Dirceu reiterou a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de integrar fisicamente os países sul-americanos por meio de rodovias, ferrovias, rotas aéreas e hidrovias. O ministro também destacou a importância do pacto federativo para a execução e controle dos projetos sociais.

– O controle deve ser duplo, tanto institucional quanto feito pela população. O pacto federativo entre Estados e municípios é elemento essencial nessa avaliação do emprego de políticas sociais – afirmou Dirceu.

Ainda sobre o controle de gastos, ele comentou que os governos latino-americanos "têm a obrigação de gastar com mais eficiência, de controlar e avaliar os investimentos sociais", e afirmou que, no Brasil, por causa das desigualdades regionais e do pluralismo cultural, a descentralização dos programas sociais é o segredo para o sucesso deles.

O ministro Patrus Ananias, por sua vez, aposta na participação popular no controle dos gastos sociais.

– A democracia é ágil, tem a participação popular, mas não é terra de João Ninguém. Deve estabelecer prazos, regras e procedimentos. Não podemos jogar para Deus as tarefas e responsabilidades que são nossas – defendeu em sua palestra.

As informações são da Agência Brasil.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.