Notícias

 |  hmin

Estiagem em SC já causou prejuízos de R$ 127 milhões

Perdas com as lavouras de milho, feijão e soja são de 330 mil toneladas

A estiagem em Santa Catarina já causou prejuízos de R$ 127 milhões e perdas de 330 mil toneladas nas lavouras de milho, feijão e soja.

A informação foi dada pelo secretário de agricultura do Estado, Moacir Sopelsa, na manhã desta sexta, dia 12, à reportagem da RBS TV.

Segundo o secretário, o governo estadual tomará três medidas emergenciais.

A primeira medida será o financiamento para a construção de cisternas nas casas dos agricultores. Segundo o secretário, é preciso aprender a guardar a água da chuva para momentos como este.

– Poderemos ter cisternas de lona, de cimento e até mesmo de fibra. É um investimento baixo, mas de grande retorno – disse Sopelsa.

O secretário explicou ainda que, nesta quinta, dia 11, em Concórdia, no oeste do Estado, foi registrado um índice de 30 milímetros de chuva.

– Com um índice desse, um aviário de 100 metros por 12 metros de largura seria capaz de armazenar 35 mil litros de água – afirmou Sopelsa.

O governo estadual também está em busca, junto à União, da criação de um seguro agrícola que garanta o ressarcimento aos agricultores prejudicados.

– O nosso desejo é que o governo federal seja o responsável por este seguro e que o Banco do Brasil seja o gestor da iniciativa. O agricultor não quer isto de graça, ele vai pagar a parte dele pelo benefício – disse o secretário.

Outra medida tomada pela secretaria foi colocar à disposição dos municípios que decretaram situação de emergência todos os equipamentos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

– As máquinas vão ajudar na construção de açudes, perfuração de poços, aberturas de fontes de água – afirmou o secretário.

Sopelsa acredita que se nos próximos dias a chuva continuar, poderá haver uma grande recuperação nas lavouras, em especial nas de soja.

Confira a previsão completa no clicTempo.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.