Notícias

 |  hmin

Oposição perde mais uma batalha pela CPI dos bingos no Senado

Estratégia a partir de agora é recorrrer ao Supremo Tribunal Federal

A oposição saiu derrotada da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que rejeitou o recurso para a realização da CPI dos bingos. Os senadores oposicionistas recorreram à comissão para tentar reverter a decisão do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de não indicar os representantes da CPI.

Os dois pareceres do relator Leomar Quintanilha (PMDB-TO), aprovados em sessão tensa da CCJ, foram favoráveis à atuação de Sarney. Os recursos foram encaminhados pelos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), líder do partido, e Heloisa Helena (sem partido-AL).

Como os líderes dos partidos da base não indicaram os membros da CPI dos bingos, houve pressão para que Sarney fizesse a indicação, que se recusou, por considerar a medida inconstitucional. A CPI, pedida pelo senador Magno Malta (PL-ES), pretende investigar a atuação dos bingos, atingindo as atividades do ex-assessor da Casa Civil, Waldomiro Diniz.

– Esse governo está caindo de podre e agora a especialidade dele é impedir que se investigue corrupção no país – disse a jornalistas o senador Arthur Virgílio.

A estratégia da oposição a partir de agora é recorrer ao Supremo Tribunal Federal com um mandado de segurança. No plenário, prometem obstruir as votações, o que vai complicar o andamento das 17 medidas provisórias que vão bloquear a pauta a partir da semana que vem.

A sessão da CCJ durou sete horas, com embates e acusações entre os senadores. O momento mais tenso ocorreu quando o líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou que no período do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) o PFL e o PSDB não indicaram integrantes para nove CPIs. A oposição também usou a estratégia de fazer longos discursos para alongar a sessão.

– Isto aqui é um teatro. Nós temos a maioria na comissão (a CCJ) e a oposição quer prolongar esta história para aumentar a disputa política – afirmou Mercadante.

Também nesta quinta, Virgílio protocolou o requerimento para uma CPI que investigue as denúncias sobre um suposto esquema de corrupção na prefeitura de Santo André (SP), incluindo o assassinato ex-prefeito petista Celso Daniel. Mas entre os próprios senadores oposicionistas havia ceticismo quanto à instauração desta CPI.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.