Notícias

 |  hmin

Líderes da Índia e do Paquistão se reúnem e pedem paz

Países fazem maior avanço em direção à paz desde 2002

O primeiro-ministro da Índia, Atal Behari Vajpayee, e o presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, tiveram um encontro breve neste domingo, dia 4, pela primeira vez desde que os dois países, dotados de armas nucleares, chegaram perto de travar guerra, em 2002. Ambos pediram a renovação dos esforços de paz.

Um pouco antes, Vajpayee havia se reunido com seu colega paquistanês, Zafarullah Khan Jamali, durante cerca de 30 minutos, metade desse tempo a sós, num gesto de reaproximação feito às margens de uma cúpula regional. Em mais um sinal de avanços, Vajpayee apertou a mão do presidente paquistanês Pervez Musharraf, o verdadeiro homem forte de seu país, antes de um jantar de Estado no domingo.

Não ficou claro se Vajpayee e Musharraf chegaram a conversar, mas representantes de ambos os lados disseram que eles terão uma reunião de fato na segunda. Vajpayee aproveitou a cerimônia de abertura da reunião de cúpula da Associação Sul-Asiática de Cooperação Regional (SAARC) para lançar um chamado por uma "transição ousada" à paz, após meio século de conflitos e desconfiança mútua.

– Precisamos mudar a imagem do sul da Ásia perante o mundo. Precisamos fazer a transição ousada da desconfiança para a confiança, da discordância para o acordo, da tensão à paz – disse o premiê indiano.

Musharraf expressou os mesmos sentimentos durante o jantar que reuniu chefes de Estado.

– Precisamos deixar para trás o legado maculado de desconfiança, amargura e tensão. Precisamos construir coragem e mostrar determinação para aproveitar a hora desta oportunidade histórica – disse Musharraf, falando da região como um todo mas deixando claro que se referia às relações entre Índia e Paquistão.

Dois anos atrás os dois países quase foram à guerra em torno da região disputada da Caxemira, na cordilheira do Himalaia. Em abril, porém, Vajpayee lançou o que disse ser o esforço final por paz durante sua vida. Desde então, os dois países reataram seus laços diplomáticos plenos, um serviço de ônibus interurbano atravessando a fronteira entre eles foi retomado, e, na quinta passada, o primeiro avião comercial paquistanês em dois anos pousou no aeroporto de Nova Délhi.

Os dois países divulgaram comunicados dizendo que seus premiês concordaram durante a reunião em conservar o impulso de reatamento das relações. O Paquistão disse que concordou com pedido formulado por Vajpayee por um encontro de quebra de gelo com Musharraf. O chanceler paquistanês, Khursheed Mehmood Kasuri, se reuniu com seu colega indiano, Yashwant Sinha.

Vajpayee e Musharraf se reuniram pela última vez em julho de 2001 numa cúpula fracassada em Agra, na Índia, e apertaram as mãos numa cúpula sul-asiática realizada no Nepal há dois anos, mas desde então não tinham tido nenhum contato que veio a público. Em novembro, o Paquistão reativou o processo de paz ao anunciar um cessar-fogo na linha de frente que divide a Caxemira. Mas a violência continuou na parte indiana da região, opondo forças de segurança e rebeldes muçulmanos, e diplomatas dizem que o processo de paz ainda é frágil.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.