Notícias

 | 08/12/2003 11h38min

Lula e Mubarak concordam sobre conflitos no Oriente Médio

Presidente brasileiro também reforçou intenção de aumentar comércio bilateral

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega egípcio, Hosni Mubarak, concordaram nesta segunda, dia 8, sobre temas gerais relacionados à paz no Oriente Médio e ao Iraque. Foi o quarto líder árabe a acertar com o Brasil posições conjuntas sobre assuntos sensíveis da região. Lula foi recebido por Mubarak no palácio Heliópolis, residência oficial do presidente egípcio.

A comitiva brasileira chegou com mais de uma hora de atraso ao encontro. Durante breve encontro com a imprensa, os dois presidentes afirmaram que a discussão sobre a paz no Oriente Médio foi o principal assunto tratado na conversa.

– Quero dizer à imprensa que temos concordância em relação aos temas do Oriente Médio e do Iraque. Vim aqui dizer ao presidente Mubarak que o Brasil está disposto a fazer todo o esforço para ajudar a alcançar a paz no Oriente Médio – afirmou Lula. 

Lula disse que Mubarak é um homem preocupado com a paz no mundo a fim de resolver conflitos e antenado no desenvolvimento social. O presidente afirmou ainda que tinha uma alegria especial em estar no Egito e lembrou que, desde Dom Pedro II, nunca um chefe de Estado brasileiro havia visitado o país. Lula afirmou também acreditar que as relações entre os dois países pode, melhorar ainda mais, política, econômica e culturalmente.

O brasiliero  acrescentou que acredita no relacionamento humano, aperto de mão e olho no olho para aprimorar as relações. Ressaltou que aposta uma integração mais forte nos últimos quatro anos do que nos últimos 20 anos.

– Queremos oferecer mais produtos e também receber mais produtos egípcios – reforçou.

Mubarak disse que espera que o Brasil e o Egito estreitem os laços e que a balança comercial bilateral se equilibre. Disse também que o intercâmbio em campos como cultura e educação se aprofunde. O presidente egípcio recusou-se a responder uma questão de um jornalista brasileiro sobre a confluência de interesses entre Brasil e Egito em áreas como Organização Mundial do Comércio e Conselho de Seguranca das Organizações das Nações Unidas (ONU). Ele respondeu a uma questão de jornalistas egípcios e quando questionado se poderia atender a outra pergunta brasileira, disse: "Sem mais questões".

Pela tarde, após almoçar com o presidente egípcio, Lula deve depositar flores no túmulo do soldado desconhecido e visitar as pirâmides de Gizé. Também se reúne com representantes da comunidade brasileira no Egito e com o ministro das Relações Exteriores da Autoridade Palestina.

As informações são da Agência Brasil e agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.