Notícias

 | 15/09/2003 07h50min

Guerrilha colombiana seqüestra oito turistas estrangeiros

Um grupo armado seqüestrou oito turistas estrangeiros que visitavam a Cidade Perdida, constituída de ruínas indígenas em uma zona florestal ao norte da Colômbia. O seqüestro dos estrangeiros – entre os quais se encontram israelenses, alemães e britânicos – ocorreu na útltima sexta, dia 12, na Serra Nevada de Santa Marta, a 700 quilômetros ao norte da capital Bogotá. A informação foi divulgada nesse domingo, dia 14, pela polícia.

Na região há guerrilheiros de esquerda das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o principal grupo rebelde do país, e também esquadrões paramilitares de direita. Os grupos armados ilegais disputam o controle territorial da região, onde existem cultivos de folha de coca – matéria-prima para a cocaína – e laboratórios para o processamento da droga. O diretor de operações da Polícia Nacional, general Luis Alfredo Rodríguez, não especificou qual grupo ilegal teria seqüestrado os turistas.

A Colômbia é considerada a capital mundial do seqüestro. Em 2002, ocorreram 2.986 casos, uma média de oito por dia. As Farc e o Exército de Liberação Nacional (ELN) seqüestram civis e cobram resgates milionários para financiar a luta armada, que já deixou 40 mil mortos nos últimos dois anos. O exército e a polícia iniciaram uma ampla operação na região, com o apoio de helicópteros, para tentar resgatar os turistas.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.