Notícias

 | 06/08/2003 10h56min

Wagner acredita em recuperação do setor automativo com redução do IPI

Acordo foi acertado com montadoras e trabalhadores

Em entrevista ao programa Atualidade, o ministro do trabalho Jacques Wagner declarou nesta quarta-feira, dia 6, que a culpa do desemprego não é do atual governo, mas que a responsabilidade de combater a desocupação passou a ser desta gestão. Ele disse ainda que a redução em três pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros até 30 de novembro deve estimular o crescimento das vendas no setor. De acordo com ele, a medida foi negociada junto às montadoras e aos trabalhadores. O ministro revelou que 700 mil pessoas são empregadas na cadeia produtiva da indústria automotiva.

Segundo ele, o pânico não vai ajudar a resolver nenhum problema. Wagner frisou que com medidas concretas será possível solucionar as dificuldades. Ele lembrou que em junho, o desemprego bateu recorde, mas ao mesmo tempo a taxa de ocupação também foi a maior nos últimos 12 meses.

O ministro disse que a taxa de desemprego é preocupante no mundo todo. No Brasil, o governo espera retomar o crescimento econômico e conseguir solucionar a questão que aflige muitos outros países. O ministro garantiu que está monitorando os setores da economia que estão com demanda reprimida para estudar soluções. Para Wagner, o combate ao desemprego é a maior obsessão do governo Lula.

Segundo ele, de 70% a 73% dos empregos em todo o país são gerados por micro e pequenas empresas, voltadas especialmente para a área de serviços. Ele ressaltou que cada vez mais, as indústrias reduzem seus postos de trabalho, devido à mecanização.

As informações são da Raúdio Gaúcha.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.