Notícias

 |  hmin

Três soldados dos Estados Unidos morrem em combate no norte do Iraque

Três soldados dos Estados Unidos morreram no norte do Iraque nessa quinta, dia 24, no segundo ataque fatal contra as tropas que mataram os filhos de Saddam Hussein, Uday e Qusay, desde a ação da última terça, dia 22, em Mosul. Washington tinha esperanças de que a morte dos irmãos acabasse com uma guerra de guerrilha que já vitimou 44 norte-americanos no Iraque desde 1º de maio, quando o presidente George W. Bush declarou o fim dos principais combates.

Um porta-voz militar disse que três soldados da 101ª Divisão Aerotransportada foram mortos nesta quinta perto de Mosul por disparos de armas leves e granadas lançadas por foguetes. Os EUA perderam cinco soldados desde que Uday, 39, e Qusay, 37, foram mortos.

Um soldado da mesma divisão foi morto e sete ficaram feridos em Mosul nessa quarta, dia 23, ao passarem com seus veículos sobre um explosivo. Em outra emboscada, um soldado morreu e dois ficaram feridos. Autoridades norte-americanas advertiram sobre o risco de ataques de vingança, e a televisão Al Jazeera mostrou imagens de homens mascarados carregando rifles e lançadores de granadas.

– Faremos que lamentem o que fizeram a Uday e Qusay – disse um deles.

Mas o tenente-general Ricardo Sanchez, comandante das forças terrestres no Iraque, afirmou que a morte dos irmão vai desmoralizar os guerrilheiros e ajudar na busca por Saddam. Os EUA oferecem US$ 25 milhões por informações sobre o líder deposto.

A morte dos irmãos e a captura de um primo de Saddam elevou para 37 o número de iraquianos presos ou mortos da lista dos 55 mais procurados pelos EUA.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.