Notícias

 | 18/06/2003 16h15min

Guga quer aliar diversão com superação em Wimbledon

Fora do torneio desde 2000, ele estréia contra John Van Lottum (HOL)

O tenista Gustavo Kuerten encerrou nesta quarta, dia 18, sua preparação em Florianópolis para o Torneio de Wimbledon, o terceiro Grand Slam do ano, que começa na próxima segunda, dia 26, em Londres. Guga não joga Wimbledon desde 2000 e estréia no torneio contra o holandês John Van Lottum. O catarinense treinou por duas horas com o técnico Larri Passos na academia P&K e depois atendeu a imprensa, concedendo entrevista coletiva. Guga contou que viaja em busca de superação:

– Estou indo num astral legal, querendo me divertir e com vontade de jogar um Grand Slam que faz tempo que não jogo. Apesar de saber que a grama não é o meu piso favorito, sempre quero jogar bem. Vou tentar me superar na hora do jogo e vai ser legal saber que estou disputando um Grand Slam com tanta tradição como Wimbledon – disse Guga.

O tricampeão de Roland Garros afirmou também que os treinos em Santa Catarina foram importantes, embora não saiba o que esperar de seu desempenho na grama.

– Treinamos esses dias aqui mas o último feeling mesmo a gente vai ter em Wimbledon, uns dias antes de o campeonato começar. Faz três anos que não jogo na grama e por isso vai ser uma incógnita a maneira como vou jogar. A grama lá é uma questão de inspiração e do momento, e o jogador só pega confiança na hora da partida – disse.

O melhor resultado de Guga no torneio inglês foi em 1999, quando alcançou as quartas-de-final. Em 2000, o catarinense chegou à terceira rodada.

– O mais difícil para mim é a movimentação na quadra. Mas desde a época de juvenil sempre me diverti bastante lá na grama e sempre que tive a oportunidade joguei e pude desfrutar do torneio. Deixei de ir nos últimos anos por causa da lesão e porque precisava descansar um pouco – contou.

Já o técnico Larri Passos quer que Guga jogue relaxado, sem stresse e desfrutando da grama.

– Vocês poderão ver um Guga tentando jogar como em 1999. Quero que ele jogue bem relaxado e que quando vier uma bola que quique mal, por exemplo, que ele tente esquecer e dê risada – afirmou.

A tática de Larri para a competição prevê que Guga jogue na frente.

– Baseamos o trabalho na aproximação do Guga para a frente, para ele encarar a rede, responder o saque mais dentro da quadra, mas sem esquecer do jogo de base dele, que é excelente, um dos melhores do mundo. Quero que ele ponha mais pressão nos adversários e espero que ele fiquei mais dentro da quadra – destacou o treinador.

A dupla desembarca em Londres nesta quinta, dia 19, e já treina em Wimbledon.

– Já vamos treinar lá amanhã e saber como está a grama. Se estiver lenta como no ano passado, vamos ajeitando as coisas nos próximos dias – disse Larri.

Na sexta e sábado, Guga deve jogar duas partidas-exibição em RoeHampton, como parte de sua preparação para o Grand Slam.

Depois do torneio de Wimbledon, Guga volta ao Brasil visando se preparar para a disputa da temporada de quadras rápidas, nos Estados Unidos. Ele vai jogar os torneios de Los Angeles, Montreal e Cincinnati, além do Aberto dos Estados Unidos, o último Grand Slam da temporada.

Para Larri, a competição na grama servirá como preparação para os torneios na América do Norte.

– Wimbledon vai nos ajudar muito na preparação para o segundo semestre, quando vamos ter uma temporada só de quadras rápidas – afirmou.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.