Notícias

 |  hmin

Ministros do Mercosul criam grupo informal de negociadores agrícolas

Ao cabo da primeira reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), encerrada neste sábado, dia 31, os ministros da Agricultura do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia concordaram em trabalhar juntos para desenvolver políticas agropecuárias que levem as nações a posições comuns em futuros acordos negociados em fóruns internacionais. O CAS, formado pelos ministros do Mercosul Ampliado, aprovou a criação do Grupo Informal de Negociadores Agrícolas Internacionais (Gina-Sul) que vai buscar resolver as diferenças existentes entre os países para encontrar propostas que agradem a todos.

– A idéia é harmonizar os interesses dos países da América do Sul nas negociações internacionais por meio de uma ação conjugada de todos – disse o ministro brasileiro Roberto Rodrigues.

A preocupação dos ministros de encontrar soluções comuns para a questão agrícola está baseada no fato de que todos os países do Mercosul Ampliado são grandes produtores agropecuários. As barreiras impostas pelos países desenvolvidos aos produtos agrícolas dos países em desenvolvimento, somadas aos subsídios concedidos, reduzem as perspectivas de nações como o Brasil de melhorar os índices de desenvolvimento tendo com um dos motores o setor agropecuário.

Os ministros do conselho assinaram uma carta de intenções na qual reivindicam um “tratamento adequado” para as questões agrícolas no âmbito das negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e manifestam sua preocupação com distorções já apresentadas por alguns dos países envolvidos.

As informações são da Agência Brasil.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.