Notícias

 | 26/05/2003 11h39min

Israel anuncia realização de cúpula de paz para a próxima semana

O governo de Israel anunciou nesta segunda, dia 26, que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deverá se reunir com os primeiros-ministros israelense e palestino na próxima semana, na Jordânia, a fim de avançar com o plano de paz para o Oriente Médio apoiado pelos norte-americanos. O chanceler, Silvan Shalon, fez o comunicado na Grécia, um dia depois de o governo do Estado judaico ter aprovado o plano, que inclui a criação de um Estado palestino.

Na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, o presidente palestino, Yasser Arafat, disse ter recebido com satisfação o endosso de Israel ao plano. Os EUA, que pressionaram o premiê de Israel, Ariel Sharon, para que concordasse com a proposta de paz e a criação de um país para os palestinos até 2005, disseram que as objeções dos israelenses seriam estudadas enquanto o plano fosse implementado.

Medidas iniciais para aumentar a confiança dos dois lados em relação ao plano, que pretende colocar fim aos conflitos iniciados 32 meses atrás na região, só devem começar a ser implementadas depois da cúpula com Bush. A presença do líder norte-americano no Oriente Médio daria provas do seu crescente comprometimento com o plano de paz israelo-palestino depois da guerra contra o Iraque, conflito que enfureceu o mundo árabe.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.