Notícias

 |  hmin

Argentino radicado no Brasil quer primeiro título no Ironman

Entre os favoritos ao título do Ironman Brasil Telecom, que será disputado neste sábado, dia 24, a partir das 7h, com largada em Jurerê Internacional, em Florianópolis, está o argentino radicado no Brasil, Oscar Galidez, 31 anos, um dos melhores representantes do país na edição do ano passado, com um quinto lugar geral, e que vai tentar sua primeira vitória no Ironman. A prova tem um total de 3,8 quilômetros, 180 de ciclismo e 42,192 de corrida.

Galidez já tem sua vaga assegurada ao Mundial do Havaí, em outubro, por isso, se diz livre da pressão.

– Quando você corre atrás da vaga passa a prova toda pensando nisso, olhando os adversários e pensando se ele já está classificado ou não. Este ano, no entanto vai ser diferente, minha cabeça vai estar focada em outras coisas e vou estar mais tranqüilo – garante o atleta que nesta quinta, dia 22, estava preocupado com um contratempo em sua bicicleta.

Um treino leve nesta quinta e apenas um relaxamento nesta sexta são as últimas providências de Galidez, antes de largar para o desafio de sábado.

– Agora não adianta treinar mais nada. Pelo contrário a gente tem é que se concentrar e poupar energia – explica a atleta que ainda se considera um estreante no Ironman.

O que não deixa de ser verdade, afinal ele só passou a se dedicar a longas distâncias do triatlo há dois anos.

– Eu ainda tenho muito que crescer – avalia.

Galidez se apaixonou pelo triatlo vendo provas de Ironman. Isso foi em 1986.

– Mas eu respeito tanto o Ironman que levei 15 anos para chegar aqui, primeiro tracei meu caminho pelo triatlo olímpico, fiz várias provas de meio Ironman e só em 2001 entrei de cabeça.

A baixa temperatura da água é uma das principais preocupações dos atletas de elite que vão largar na prova de sábado. Nesta quinta o termômetro em Jurerê dentro da água era de 23ºC, e até 22ºC, e os atletas profissionais são impedidos de usar roupas de borracha.

Galidez, por exemplo, até torce para que esfrie um pouco mais para que seja permitido o uso dos macacões emborrachados.  Ele aponta como fortes adversários ao título o chileno Cristian Bustos, o alemão Olaf Sabatschus e o argentino Eduardo Sturla, e garante que com a mudança do percurso de ciclismo, (foram diminuídos alguns quilômetros) o recorde da prova – que é do também argentino Sturla, em 8h11min em 2000 – pode baixar.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.