Notícias

 |  hmin

Irã nega posse de armas biológicas

O Irã negou veementemente nesta sexta, dia 16, que possua armas biológicas, como disse um grupo de exilados. O país também é acusado pelos Estados Unidos de desenvolver armas nucleares.

Uma fonte governamental de primeiro escalão, que pediu anonimato, disse que o Conselho Nacional de Resistência do Irã mente ao dizer que o país possui armas com antraz, varíola e tifóide.

O Irã é parte da lista de inimigos dos EUA que o presidente George W. Bush chama de "eixo do mal'', junto com a Coréia do Norte e com o extinto regime de Saddam Hussein no Iraque. Washington acusa Teerã de patrocinar o terrorismo e desenvolver armas atômicas.

O Conselho Nacional de Resistência, braço político do grupo Mujahideen do Povo, convocou uma entrevista coletiva em Washington para entregar uma lista com nomes e locais onde as armas biológicas estariam, segundo ele, sendo produzidas. O grupo, que já havia revelado a existência de uma instalação de enriquecimento de urânio (material para armas nucleares), não apresentou nenhuma prova de suas novas acusações.

O Mujahideen (nome que designa os que participam da guerra santa islâmica), que tem sede no vizinho Iraque, começou a se render na semana passada às tropas dos EUA, graças a um acordo que na prática desmantela a estrutura militar do grupo.

O Irã afirma que seu programa nuclear é para fins exclusivamente pacíficos e que o governo não patrocina grupos terroristas. A suposta existência de tais armas no Iraque foi o motivo apresentado para que tropas anglo-americanas invadissem o país, em março.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.