Notícias

Haiti  | 14/01/2010 08h07min

Catástrofe no Haiti pode cancelar eleições parlamentares marcadas para 28 de fevereiro

"O Haiti perdeu de 15 a 20 anos com o que ocorreu há dois dias", afirma representante da OEA

Marcada para 28 de fevereiro, as eleições parlamentares podem ser canceladas devido à catástrofe ocorrida no país na última terça-feira. Segundo o professor Ricardo Seitenfus, representante da OEA no Haiti, o cancelamento pode trazer graves consequências para a reforma constitucional do país, uma vez que, pela atual legislatura, é necessário que até 10 de maio se proceda e reorganize a constituição 1987.

— Não é uma avaliação definitiva, mas nossa percepção (da OEA) é que não há condições mínimas para que se realize essa eleição do dia 28. Também é provável que não consigamos realizar a reforma constitucional no país, o que levará esta constituição de 1987 até 2016, provocando uma série de problemas de reconstrução institucional e também da organização da democracia no Haiti.

Segundo Seitenfus, a situação do país, que já convivia com a pobreza e com a miséria antes de 2004, quando a ONU iniciou a missão de paz no país, o Haiti vive a pior crise de sua história.

— O Haiti perdeu de 15 a 20 anos com o que ocorreu há dois dias.

Nesta manhã, uma segunda aeronave da Força Aérea Brasileira deve partir de solo brasileiro nesta quinta-feira para o Haiti levando a bordo profissionais da Defesa Civil do Rio de Janeiro, diplomatas e cães farejadores. No voo também irão equipamentos e suprimentos (alimentos, remédios e água). A decolagem está prevista para as 10h.

Cenário é de guerra no país caribenho

É um resumo da desgraça provocada por um tremor de 7,3 graus na escala Richter que, nesta terça-feira, matou dezenas de milhares de pessoas e atingiu pelo menos 3,5 milhões. A morte de dois militares gaúchos que, em meio à miséria do Haiti, serviam às forças de paz da ONU, foi confirmada pelo Exército. Outros 10 brasileiros também morreram no tremor de 7,3 graus na escala Richter — entre eles a missionária Zilda Arns, 73 anos.

OS DEPOIMENTOS

>> Mulher de militar gaúcho relata desespero do marido durante o terremoto

>> Missionária de Santa Maria conta o horror e o trabalho com Zilda Arns

>> "O prejuízo é inestimável", diz adida cultural da embaixada do Haiti


ACOMPANHE A COBERTURA DE ZEROHORA.COM

Blog ao vivo: acompanhe as notícias em tempo real

Blog Terremoto no Haiti: veja fotos da tragédia

Blog Conexão Haiti: um espaço para relatos sobre o país

Central de Comunicação: envie ou receba informações sobre o Haiti

No site Catástrofe no Haiti a cobertura em infográficos

"Sentimos o tremor por uns 20 segundos", relata leitor. Você está na região? Mande seu relato 

Entenda o que ocorreu no país caribenho:
 

Internautas postam vídeos direto do Haiti:  

RÁDIO GAÚCHA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.