Haiti | 14/01/2010 02h21min
Apesar de gerar equívocos como a divulgação de uma foto da China como sendo do Haiti, a internet ajudou quem tem parentes e amigos no Haiti. Com poucas notícias e muitos rumores, muitos recorreram a ferramentas como Twitter e Facebook para difundir rapidamente as informações, buscar notícias, divulgar fotos e expressar o sentimento diante de uma catástrofe ainda não dimensionada.
No final da noite de terça-feira, algumas mensagens já traziam links para instituições que começavam a arrecadar donativos para os atingidos pela tragédia, como o Twitter criado pela Cruz Vermelha dos Estados Unidos (http://twitter.com/redcross). No microblog Twitter, Cruz Vermelha, Help Haiti, TextThere (que indicava números para doações) e Porto Príncipe estavam entre os tópicos mais populares ontem. O ator americano Ben Stiller tuitou várias mensagens desde as 23h de terça-feira. “As pessoas no Haiti precisam de nossa ajuda e atenção agora...” foi
a primeira delas. Ele também
postou um link para fazer doações e repassou um endereço com fotos da tragédia. Já no perfil de Richard Morse, muitos usuários solicitavam informações sobre pessoas e cidades. A maior parte das respostas, entretanto, não era animadora:
– Eu não tenho confirmações sobre Delmas... As informações são confusas – afirmou para mice78.
Vários fotos foram divulgadas viaTwitpic, tweetPhoto e Facebook, como as três imagens postadas por Frederic Dupoux. No Facebook, o grupo “Terremoto no Haiti” estava com 42.571 membros às 20h de ontem. Shermonica Pittman postou uma mensagem em busca de informações sobre o paradeiro do filho de seu marido, um menino de 12 anos.
As mensagens de internautas procurando conhecidos ou familiares dão uma pequena mostra da situação caótica no Haiti. No site Koneksyon, o cabeçalho informava as regras: primeiro, busque pelo nome para ver se há algum post – caso contrário, crie um novo post. Se você tiver informações sobre alguém
procurado, responda. Havia até as 20h30min
mais de 300 tópicos, sobretudo apelos para localizar irmãos, amigos e até toda a família.
Acompanhe a cobertura de zerohora.com
Blog Terremoto no Haiti: veja fotos da tragédia
Blog Conexão Haiti: um espaço para relatos sobre o país
Central de Comunicação: envie ou receba informações sobre o Haiti
No
site Catástrofe no Haiti a cobertura em infográficos
"Sentimos o tremor por uns 20 segundos", relata leitor. Você está na região? Mande seu relato
Em infográfico, entenda o que aconteceu no país caribenho:
No You Tube, internautas postam imagens direto do
Haiti:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.