Haiti | 13/01/2010 18h51min
O governo brasileiro mantém o apoio e a confiança no presidente do Haiti, René Préval. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta quarta-feira que, apesar da instabilidade no país caribenho, o Brasil confia no avanço democrático e também na melhoria das circunstâncias.
Porém, o chanceler admitiu que o Haiti merece atenção especial em decorrência da fragilidade de suas instituições e de sua própria história.
- Não creio que vai voltar à situação anterior. Qualquer situação dessas requer uma atenção especial. Nossa avaliação é de que as coisas estavam melhorando e a intenção é continuar apoiando o presidente Préval -, disse Amorim, em entrevista coletiva.
O Haiti tem pouco mais de 8 milhões de habitantes e é o país mais pobre do Hemisfério Sul. Pelo menos 80% da população vive abaixo da linha da pobreza. Desde 2004, forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) atuam no país
vizinho.
O Brasil foi o responsável pela organização das
forças de paz no Haiti. Atualmente, dos 1.310 brasileiros que estão lá, 1.266 são militares. O objetivo é colaborar na reconstrução física e institucional do país, com apoio nas áreas de segurança, de engenharia e de saúde.
A ocorrência de terremotos é frequente no Haiti. O terremoto desta terça-feira, com 7.3 de magnitude na escala Richter, atingiu o país a aproximadamente 22 quilômetros da capital, Porto Príncipe. Houve vários outros tremores com magnitude em torno de 5.9 graus.
Boa parte das construções do país foi destruída e algumas estimativas indicam que até 3 milhões de pessoas podem ter sido atingidas. As estradas e o aeroporto da capital haitiana também sofreram abalos, o que pode dificultar a chegada de ajuda às vítimas do terremoto.
Acompanhe a cobertura de zerohora.com
Blog ao vivo: acompanhe as notícias em tempo real
Blog Terremoto no Haiti: veja fotos da tragédia
Blog Conexão Haiti: um espaço para relatos sobre o país
Central de Comunicação: envie ou receba informações sobre o
Haiti
No
site Catástrofe no Haiti a cobertura em infográficos
"Sentimos o tremor por uns 20 segundos", relata leitor. Você está na região? Mande seu relato
Em infográfico, entenda o que aconteceu no país caribenho:
No You Tube,
internautas postam imagens direto do Haiti:
Populares carregam vítima que ficou ferida em desmoronamento na capital do Haiti
Foto:
Agência Brasil
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.