Notícias

 | 04/01/2010 07h34min

Áreas de instabilidade deixam o dia fechado no território gaúcho

Terça será de chuvas fortes e generalizadas, além de intensas rajadas de vento

TERÇA-FEIRA, DIA 05

Região Sul
A formação de uma intensa área de instabilidade entre a Argentina e o Rio Grande do Sul deixa o dia mais fechado, com chuvas fortes e generalizadas, além de intensas rajadas de vento sobre o território gaúcho. Em boa parte do Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva vêm acompanhadas de intensas rajadas de vento com até 50km/h. Entre o norte, nordeste e leste gaúcho e toda Santa Catarina, as rajadas atingem até 70km/h. São esperados grandes volumes de chuva no leste e nordeste gaúcho e no sul catarinense. Temperaturas ficam mais baixas entre o leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, em geral a sensação fica de tempo abafado.

Região Sudeste
A presença de uma massa de ar quente deixa o tempo muito abafado nos Estados do Sudeste desde cedo. O sol predomina pela manhã e a temperatura sobe rapidamente, proporcionando mais uma tarde de calor. No fim do dia ocorrem pancadas de chuva em São Paulo, no centro e sul mineiro e no sul do Rio de Janeiro, mas não há previsão de temporais.

Região Centro-Oeste
Mais um dia com sol e calor intenso no Centro-Oeste. As pancadas de chuva que se formam com o calor da tarde são isoladas e de baixo volume.

Região Nordeste
Mais um dia de sol, muito calor e tempo seco na maioria das cidades nordestinas. O calor provoca pancadas de chuva de forma isolada e rápida entre o sul e oeste baiano, sul do Maranhão, sul do Piauí e na região costeira entre a Paraíba e Alagoas. As chuvas são previstas principalmente no final do dia.

Região Norte
O dia fica parecido com a terça-feira, com longos períodos de sol entre a manhã e começo da tarde. No fim do dia ocorrem pancadas de chuva que se espalham por todos os Estados.

Veja como fica o tempo nos próximos dias

Região Sul
Uma nova frente fria chega a partir do dia 6 no Rio Grande do Sul e provoca chuvas fortes e generalizadas em boa parte das cidades gaúchas e catarinenses. Sobre o Paraná, as pancadas são previstas com até forte intensidade, mas sem grandes volumes na quarta-feira. Dia 7, quinta-feira, a frente fria avança e provoca chuvas principalmente sobre o Paraná.

Região Sudeste
A partir da quarta-feira a Alta da Bolívia intensifica-se e volta a provocar chuva forte sobre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Essas chuvas acontecem entre o fim da tarde e noite, mas podem provocar novos transtornos. Na quinta-feira, uma frente fria avança até São Paulo e combinada com a Alta da Bolívia segue provocando chuvas intensas em São Paulo e na metade oeste de Minas Gerais até o fim da semana. De 8 a 12 de janeiro, o maior volume de chuva atinge São Paulo e o oeste de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
A partir da quarta-feira a Alta da Bolívia intensifica-se e volta a provocar chuva forte sobre o Centro-Oeste. Essas chuvas acontecem entre o fim da tarde e noite. A presença de uma frente fria no Sudeste combinada com a Alta da Bolívia no interior do Brasil mantém a condição para chuvas intensas até o fim da semana, principalmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Entre 8 e 12 de janeiro, chuvas generalizadas atingem Mato Grosso e Goiás.

Região Nordeste
A partir do dia 6 a instabilidade aumenta e as chuvas atingem na forma de pancadas boa parte do território baiano, sul dos estados do Piauí e do Maranhão e sobre diversas cidades de Pernambuco.

Região Norte
A Alta da Bolívia intensifica-se novamente sobre o Brasil e dessa forma volta a chover forte na Região Norte, especialmente em Rondônia, Tocantins e sul do Amazonas e do Pará. Chuvas associadas com a Alta da Bolívia persistem ao longo desta semana e na próxima.

SOMAR METEOROLOGIA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.